Zouggy Planet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que são dolls, pixel arts, tutoriais...?

Ir para baixo

O que são dolls, pixel arts, tutoriais...? Empty O que são dolls, pixel arts, tutoriais...?

Mensagem  Nave_Mae Sex Out 12, 2007 9:19 am

Abaixo você encontra um mini-dicionário com os termos mais utilizados no mundo doller. Se você está começando a fazer parte desta comunidade então é bom ficar de olho no significado de algumas das palavras abaixo.
Adoção
Adoção, nos termos dollers, é quando você utiliza uma doll ou pixel de outra pessoa em uma página da internet dando os devidos créditos (Nome do autor e link para o site de onde a doll ou pixel foram retirados) . Geralmente quando a doll ou pixel foi feita como um presente para alguma pessoa ela não é adotável, pois já possui um(a) "dono(a)". Aqui no Dreaming Dolls você saberá se a doll é adotável ou não através da indicação logo abaixo dos créditos de autoria.
Base
É o corpo nu da doll. Muitas pessoas gostam de utlizar bases para desenhar as dolls, pois assim não precisam se preocupar com a pose nem em desenhar o corpo da doll. Existem vários tipos de bases, com várias feições de rosto, poses e tamanhos. Embora alguns autores de bases não façam questão, a maioria exige créditos pela base quando esta é utilizada por outra pessoa.
Collab
Quando duas ou mais pessoas se reúnem para fazer uma doll ou pixel art em conjunto.
Copycat
Diz-se da pessoa que copia dolls e pixel art de outras pessoas e alega que é de sua autoria. Pessoas que praticam frankendoll também são consideradas copycats. Não é uma prática vista com bons olhos pela comunidade doller.
Doll
Diz-se das bonequinhas desenhadas em um Editor de Imagens Bitmap. Podem ser de vários estilos e tamanhos.
Doller
A pessoa que desenha dolls.
Dollmaker
Os dollmakers foram muito populares até alguns anos atrás. Eles consistem em uma página da web onde você pode montar suas dolls apenas arrastando as peças de roupa para a base. Embora existam algumas variações de dollmakers (como, por exemplo, aqueles em que com apenas um clique na roupa ela já se posiciona sobre a base), a maioria funciona no estilo Drag-n'-Drop (Clica e Arrasta).
Dolls Preps
Um estilo de base que muito popular no Brasil. Essa base era utilizada nas dolls do chat The Palace, e logo se difundiu entre a comunidade doller brasileira. É característica deste tipo de base possuir altura média de 150 pixels e ser anatomicamente proporcional.
Dithering
Estilo de sombreamento em que a transição entre uma cor e outra é obtida através da técnica de pontilhamento. Uma faixa de cor se entrelaça em outra através de uma faixa intermediária que mistura pixels espaçados de cores de ambas as faixas.
Editores de Imagens
São programas que permitem a edição e criação de arquivos de imagens. Uma doll, por exemplo, é um arquivo de imagem. Esses programas possuem ferramentas como pincel, borracha, lata de tinta, etc. que permitem a confecção de suas pixel arts. São exemplos de programas editores de imagens: Paint, Photoshop, Paint Shop Pro, Fireworks, etc.
Frankendoll
O ato de copiar pedaços de dolls e utilizá-los em outra doll. Se as peças copiadas não forem de sua autoria, esta prática é vista como copycat.
GIF
GIF é uma extensão de arquivo. Assim como extensões .txt indicam arquivos de texto, .doc indicam arquivos do Microsoft Word, .gif é uma extensão para arquivos de imagens. O formato .gif é bastante reconhecido na web pela sua versatilidade. Arquivos .gif permitem o uso de transparência, animações e resultam em arquivos não muito grandes. O único inconveniente é que o formato .gif suporta apenas 256 cores.
Hiatus
Diz-se do intervalo de tempo em que uma pessoa não consegue mais desenhar dolls ou pixel arts, seja por falta de tempo, bloqueio criativo ou falta de inspiração.
JPG
Outra extensão para arquivos de imagem. Embora este formato possa ser utilizado na web e não possua limitação de cores, possui alguns inconvenientes. Não é possível aplicar transparência na imagem e muito provavelmente sua doll/pixelart ficará com uma aparência borrada ao ser salva neste formato de arquivo.
Padrões
Ou pattern (em iglês), como o próprio nome diz é uma imagem que segue um padrão de preenchimento. Este padrão geralmente é composto de pequenas formas (geométricas ou não) repetidas diversas vezes ao longo da imagem com o mesmo espaçamento entre cada uma delas, criando a impressão de se tratar de uma estampa. Nas dolls, os padrões são utilizados para personalizar as roupas, criando o efeito de tecidos estampados.
Paletas[b]
Ou palheta, é um conjunto de cores (geralmente entre 5 ou 7) de mesmo tom, utlizado para sombrear dolls e outros pixel arts. As cores que você utiliza em suas dolls formam uma paleta. Geralmente vários sites distribuem paletas gratuitamente, sem exigir créditos, para que as pessoas utilizem em suas dolls.
[b]Pixel

Cada ponto da tela do seu computador. Pixel, assim como centímetros ou milimetros, é uma unidade de medida. Portanto 1 pixel sempre terá um tamanho fixo. Dependendo da resolução do seu computador, sua tela poderá ser do tamanho de 800 pixels X 600 pixels ou 1024 pixels X 768 pixels.
Pixel Art
É a técnica de se desenhar imagens utilizando os pixels da tela do computador. Pixel Art, como muitas pessoas pensam, não envolve apenas desenhar cenários, objetos ou animais. Desenhar dolls também é Pixel Art.
Sombreamento Pillow Shadding
Estilo de sombreamento pixel a pixel em que as cores da paleta são usadas uma em seguida da outra, cada uma contornando a anterior. Esse tipo de sombreamento recebeu este nome pelo fato do resultado final ter uma aparência "almofadada" (Pillow, em inglês, significa "Almofada"). O sombreamento "Pillow Shading" geralmente é utilizado por iniciantes por se tratar de uma técnica relativamente simples, mas não é um tipo de sombreamento que proporcione realismo às dolls e raramente o resultado final é de agrado comum.
Sombreamento Pixel a Pixel
Estilo de sombreamento em que são utilizadas somente ferramentas como pincel ou lápis. Os efeitos de luz e sombra, e profundidade são determinados pela disposição dos pixels e suas cores.
Sombreamento Tool Shadding
Estilo de sombreamento em que são utilizadas ferramentas como Smudge, Soften, Lighten, Darken, etc. Esse tipo de ferramenta auxilia na obtenção de efeitos de luz, sombra e profundidade, misturando os pixels existentes e criando pixels intermediários de cor. Este tipo de sombreamento cria um efeito mais suave de transição de cores.

retiradas do Dreaming Dolls


A adiministração

Nave_Mae
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 9
Idade : 31
Localização : Nave Espacial em Zouggy
Data de inscrição : 11/10/2007

https://zouggyplanet.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos